sábado, 2 de maio de 2009

Publicidade e indústria cultural


Em leitura recente, encontramos a seguinte ideia: "a publicidade é o elixir da indústria cultural". E, em visita recente ao ciberespaço, a imagem acima foi encontrada. Tudo bem que a imagem é fruto de um exagero, uma grande brincadeira visual, mas vamos pensar sobre isso e sobre esta sociedade midiática, consumidora voraz de bens materiais e simbólicos.

11 comentários:

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  2. eu diria que a sociedade é sim influenciada, mas não obrigada aceitar o que lhe é oferecido "imposto". "A atrofia da imaginação e da espotaneadade do consumidor cultural de hoje não tem necessidade de ser explicada"(...). A violência da sociedade industrial opera nos homens de uma vez por todas.

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  3. Como um líquido que não pode ser contido e que adentra a qualquer fresta encontrada, a publicidade se utiliza dos vários meios de comunicação para chegar às massas e fortalecer, não aos indivíduos por meio do acesso à cultura, mas à mercantilização desta. Dessa forma, o cinema, o rádio, a televisão, os jornais, as revistas etc. tornam-se peças fundamentais para a eficácia na difusão e mercantilização de bens culturais e simbólicos. Com base no pensamento adorniano, é assim que a indústria cultural mantém seu controle sobre os indivíduos, anulando-os e habituando-os aos ditames estabelecidos pelo sistema socioeconômico vigente.

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  4. Fábio Andrade

    A publicidade não por acaso é o elixir da indústria cultural, se entendermos que, por esse último conceito, trata-se em última instância de definir criticamente a atividade de marketing e o uso que esse faz dos meios de comunicação.

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  5. Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
    o que nos leva a definição "a publicidade é o elixir da indústria cultural".

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  6. Dinaldo Almendra, Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e Doutorando em Ciências Sociais pela IUPERJ, afirma que “Quatro pilares sustentam o processo de acumulação capitalista: dinheiro, produção, consumo e mídia, sendo a mercadoria a expressão materializada dessa lógica, seja na forma de bens, serviços ou dinheiro.”
    Dentre os bens de que fala o autor, estão os bens culturais. Sendo estes transformados também em produto – o que caracteriza a Indústria Cultural – a publicidade trata de difundir a idéia de satisfação por meio de sua aquisição. E é dessa forma que a publicidade consegue fortalecer cada vez mais a Indústria Cultural, tornando-se seu elixir.

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  7. publicidade cultural ? hahaha a gnt sonha , a gnt quer acreditar mas no fundo vai virar uma alienação baby... é um curso que me interessa por demais mas sei que é meio "sujo" seus metodos e mesmo que não fossem , quando querem ser do "bem" ... as pessoas que entendem são tao poucas ,o resto , conso me do mesmo jeito do q se a publicidade fosse apenas aquela no modelo "quero vender vender vender"

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  8. Os bens culturais se tornaram sujeitos à lei de uso e troca por meio da Indústria Cultural, no entanto, estão saturados de tal maneira que a publicidade se tornou seu elixir.

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  9. os produto estão tão saturados que a publicidade se tornou seu elixir.....

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  10. Quando nascemos tudo ja esta pronto ao nosso redor. Quando crescemos vamos absorvendo toda essa tradição cultural naturalmente, sem questiona-la!A Publicidade faz esse papel atraves de apelos emocionais que além de vender o produto, vendem principalmente uma otima promessa de vida, ou seja, se vc chupar um chiclete refrescante, vc vai conquistar lindas garotas(ridiculo, ilusão!).A publicidade q incentiva o consumo é suja e mentirosa, é sem duvida o motor da industria cultural.Essa é a ambição do ser humano, àvido por lucro, o qual transformou a cultura numa mercadoria. por guilherme creeper

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